Dentes Trincados

Dentes rachados demonstram muitos tipos de sintomas, incluindo dor ao mastigar, sensibilidades à temperatura ou até a liberação de pressão. Também é comum a dor ir e vir, dificultando o diagnóstico da causa do desconforto.

A mastigação pode causar o movimento das partes rachadas do dente e a polpa dentro do dente fica irritada. Ao mesmo tempo, quando a pressão de mordida é liberada, a rachadura pode fechar rapidamente, resultando em dor aguda. Eventualmente, a polpa será danificada e o dente doerá consistentemente, mesmo quando você não estiver mastigando. É possível que as rachaduras possam levar à infecção do tecido pulpar, que pode se espalhar para os ossos e gengivas ao redor do dente problemático.

Tipos de Trincas e Fraturas

micro fissuras esmalte

Micro Fissuras

São pequenas rachaduras que afetam apenas o esmalte externo do dente. Essas rachaduras são mais comuns em adultos. Esses tipos de rachaduras são superficiais e geralmente não são preocupantes.

 

fratura de cúspide

Fratura de Cúspide

Quando uma cúspide fica enfraquecida, pode ocorrer uma fratura. A cúspide pode se romper ou ser removida por um dentista. Uma cúspide fraturada raramente danifica a polpa, portanto, o canal radicular não é necessário. Seu dentista geralmente restaurará o dente com uma coroa ou restauração.

fratura coronária

Fratura de Coroa

Esse tipo de rachadura se estende da superfície mastigatória do dente e migra verticalmente em direção à raiz. Em alguns casos, a fissura pode se estender abaixo da linha da gengiva. É possível que a rachadura se estenda ainda mais na raiz. Danos à polpa são comuns. Nesse caso, o tratamento do canal radicular é geralmente necessário. Um dente quebrado que não é tratado piorará, resultando na perda do dente. Portanto, a detecção precoce é essencial.

coroa e raiz fraturada

Fratura de Coroa e Raiz

Um dente partido é geralmente o resultado de um dente quebrado não tratado. Pode ser identificado por uma rachadura com segmentos distintos. Esse tipo de dente nunca pode ser salvo intacto. No entanto, a posição e extensão do problema determinará se alguma porção do dente pode ser salva. Às vezes, o retratamento endodôntico pelos dentistas e a restauração pelo dentista podem ser usados ​​para salvar uma parte do dente.

fratura vertical raiz

Fratura de raiz vertical

Uma fratura vertical da raiz começa na raiz e se estende em direção à superfície mastigatória do dente. Infelizmente, os sintomas são mínimos e a fratura pode não ser detectada. O tratamento envolve cirurgia endodôntica se uma porção do dente puder ser salva pela remoção da raiz fraturada. Caso contrário, o dente terá que ser extraído.

Rolar para o topo